HOME QUEM SOMOS A RAÇA NINHADA GALERIA DE IMAGENS TOSA ESPECIALIZADA CONTATO


CONHEÇA A HISTÓRIA DA RAÇA, SUA DIVISÃO E COMO É A CONVIVÊNCIA COM UM SCHNAUZER.

O Trio alemão Os SCHNAUZER'S (Standard - Gigante - Miniatura ou Anão)
Origem: Alemanha
Classificacao: Grupo II (de trabalho)

Padrao: #181
Gigante (Riesenschnauzer) - Sal e Pimenta ou Preto - Guarda e defesa

Padrao #182
Standard (Schnauzer ou Mittelschnauzer) - Sal e Pimenta ou Preto - Guarda e defesa

Padrao #183
Miniatura (Zwergschnauzer) Sal e Pimenta, Preto, Preto/Prateado e Branco - Vigia e Companhia


ORIGEM DA RAÇA

Poucas nações trabalharam tanto no desenvolvimento de raças caninas como os alemães - praticamente desenhando uma raça - sempre visando as necessidades do homens como para guarda, pastoreio, caça, considerando sempre as condições climáticas, geográficos, etc.
A raça dos três Schnauzer - Gigante, Standard e Miniatura – são uma delas, hoje consideradas entre as mais amadas no mundo inteiro. Originalmente conhecidos como Pinscher, agora Schnauzer, nome derivado da palavra alemã 'Schnauzer' (significando focinho) devido as sobrancelhas e bigodes de pelo eriçadas absoluta característica desta raça.

O PROTÓTIPO
O Schnauzer Standard é o mais antigo das 3 raças e considerado o protótipo do Gigante e do Miniatura. Os primeiros Schnauzer dizem existir desde do século 15, pois vários notáveis pintores (entre eles Rembrandt) os retrataram nas várias de suas pinturas. Os Gigantes, temos noticia de já terem existido nos primeiros anos de 1600 e os Miniaturas foram exibidas como raça definida em 1899. Independente se seus tamanhos, se assemelham nas suas aparências caracterizados pela quadratura e seu atrativo pelo de arame e suas sobrancelhas e bigodes eriçados. Mas mesmo assim são 3 raças distintas com suas características absolutamente definidas.


O SCHNAUZER STANDARD

O Schnauzer Standard supõe-se que tenha sido desenvolvido por cruzamentos entre Poodle pretos e Wolfspitz (Keeshound). O preto do Poodle o sal e pimenta definitivamente do Wolfspitz. O Schnauzer Standard tem uma estrutura robusta entre 45 e 50cm de altura na cernelha. As fêmeas são sempre um pouco menores. Esta raça robusta aprende rapidamente e é suficientemente inteligente de pensar e agir por iniciativa própria. O Standard, infelismente continua sendo pouco conhecido, especialmente no Brasil. Ele é um cão excepcional para a família. Descrito pelos seus donos como leal, de fácil adaptação, nem nervoso, nem agressivo, sendo um companheiro fiel para as crianças da casa com raros problemas de comportamento. São inteligentes e de fácil aprendizagem mas não servem para pessoas moles e indecisas.
Métodos firmes e rígidos nos ensinamentos básicos de obediência são essenciais para ter nele um bom companheiro na convivência diária.

Precisa de exercícios moderados, não devendo ser socado no fundo de um quintal ou fechado num canil sem convivência humana. Ele se torna adulto entre 2 a 3 anos, mas parece ficar jovem até a idade avançada. Antigamente um cão de guarda de casa e fazenda se adaptou hoje também para o convívio nas casas das cidades grandes. Sendo um guarda instintivo, dos três tamanhos da raça é o mais indicado para esta função.


O SCHNAUZER GIGANTE

Enquanto os pastoreiros se satisfizeram com o Schnauzer Standard para o seu trabalho, os fazendeiros de gado na Baviera procuravam um cão de porte maior. Para satisfaze-los os pastoreiros então cruzaram o Standard com um cão entregador de leite muito comum naquela época. Usaram eventualmente ainda o Dogue Alemão e o Bouvier de Flandres para definitivamente refinar a raça. Antigamente conhecido como “Muenchener Bierschnauzer” , se tornou um cão de trabalho muito popular nas cervejarias e como cão policial. O conhecido estudioso e criador da raça Riesenschnauzer, Dr. Calaminus de Hanau, nunca revelou a verdadeira origem deste Bierschnauzer e mesmo perguntado com muita insistência manteve isto como segredo até a sua morte.

O Schnauzer com tamanho entre 60 e 70cm de altura na cernelha é um cão poderoso, leal e muito carinhoso com os seus donos e família.

É muito desconfiado com estranhos, porém adora crianças. Sempre alerta, querendo chegar à porta antes mesmo da campainha tocar. Incansável em todas as suas atitudes. Por isto é essencial um rigoroso treinamento de obediência. Mesmo sendo um excelente cão para o convívio dentro de casa, necessita de espaço e exercício. Tem uma vida longa (12 a 15 anos) que não é típico para raças deste tamanho.


O SCHNAUZER MINIATURA OU ANÃO

Apesar de ser um cão de porte pequeno, 30 a 35 cm, o Schnauzer Miniatura é robusto e resistente. É um cão amigável e vivaz, sem ser agitado. Extremamente inteligente, aprende tudo com muito facilidade sem desgastar seus proprietários. Aliás destes, é muito comum ouvirmos comentários como: “Ele só falta falar!” Por adquirir com facilidade o perfil da família, dependem da compreensão e companhia de um ser humano. Se adapta facilmente e gosta de rotina no seu dia a dia. Possui excelente memória, não é raro reconhecer amigos da família ou antigos criadores após longo tempo de ausência. Ele é um caçador nato de ratos ou roedores pequenos. Possui o temperamento de trabalho e as qualidades dos outros Schnauzer e é isto que faz dele hoje em dia ser um dos mais queridos animais domésticos em casas ou apartamentos. Julga as pessoas no primeiro contato com muita seriedade e reage a altura. Digo sempre: “Se seu Schnauzer não de alguém, fique de olho. Há algo errado.”
Sobre a teoria da origem do Schnauzer Miniatura existem inúmeras versões. A mais defendida é o cruzamento do Standard com o Affenpinscher. Nos Estados Unidos definitivamente ainda foi usado o Poodle para obter mais pelo. Também houveram variantes de cores até que se firmassem no padrão atual da raça as cores definidas: preto puro, sal e pimenta, preto e prata e mais recente a cor branca.
Portanto existe na raça Schnauzer Miniatura 4 variedades distintas de cores que também são julgadas separadamente nas exposições e não devem ser acasaladas entre si.
Apesar de originalmente ser um cão para exteriores, por ser muito rústico, servir para alarme e até mesmo caça, reúne atributos que fazem dele um cão ideal para conviver dentro de casa ou apartamento e acompanhar seus donos em passeios diversos.

São principalmente:
| Não ter cheiro
| Não babar
| Não soltar pelo
| Extremamente fiel e companheiro
| Muito inteligente e simplesmente apaixonante
| Ideal para crianças desde que no convívio delas desde pequeno e conserva bom humor mesmo na fase adulta.
| Adapta-se muito bem e além disto ainda assume a personalidade da casa e das pessoas com quem convive.

É interessante que se trabalhe o lado social de um miniatura, já que a maioria das pessoas que adquirem um exemplar destes não procura um cão de alarme e sim um grande companheiro.


VIVENDO COM UM SCHNAUZER
Mesmo pertencendo a mesma raça os cães, assim como humanos, diferem muito em seu caráter, sofrem inclusive influencia do ambiente em que se desenvolvem. O PADRÃO DA RAÇA do Schnauzer Miniatura comenta: O Schnauzer Miniatura típico é alerta e cheio de vida, porem obediente ao comando. Ele é amigável, inteligente e tem um prazer de agradar. Ele nunca deve ser super agressivo nem tímido ao extremo. Faltas: Timidez ou agressividade. A inteligência do Schnauzer se expressa de varias maneiras. Observando-o é possível perceber atividade mental e a sua absoluta amável personalidade. A capacidade de aprendizagem de um Schnauzer é indescritível, limitada somente pela paciência de seu professor. Como regra aprende rápido e pode-se ensinar a ele tudo que desejar. É um cão apto a aprender. Seu temperamento é doce, amigável e leal, porem não é submisso de jeito nem um. Pessoas que querem ter um cão leal e fiel certamente vão adorar ter um Schnauzer.


PELAGEM
A característica mais marcante da pelagem de um Schnauzer Miniatura é que ele não perde pelos. Ela é dupla. A externa deve ser compacta, dura de arame e o mais cheia possível. Uma pelagem inferior suave e lanosa suporta esta pelagem externa. A pelagem externa é trimada (stripping) isto para exposicão, para delinear os contornos característicos e manter a textura que deve ser duro ao tato. Os Schnauzer caseiros (pets) normalmente são tosados curtos e com máquina de tosa, esta técnica amacia a pelagem, tirando assim a característica imposta pelo padrão da raça, o pelo “duro arame”. Bigodes e sobrancelhas são mantidos compridos para sublinhar o aspecto típico da raça. A pelagem das pernas também é mantida cheia e comprida, devendo ser aparada para manter o aspecto robusto da raça.
Por não ter cheiro característico de raça e não perder pelo, acaba se tornando um cão ideal para apartamentos e pessoas que são alérgicas à pelos de animais domésticos. A tosa pode ser feita em petshops ou clínicas veterinárias. Dê preferência à profissionais em condições de desenvolver a tosa típica da raça, uma vez que é a tosa que caracterizará seu Schnauzer.


COMPRANDO UM SCHNAUZER
Quando determinado a comprar um cão considere todas estas circunstancias na escolha. O cão ideal é criado no ambiente familiar, junto ao convívio das pessoas, não num canil longe das vozes das pessoas, ele deve ser amigável, deve estar em boas condições de saúde e higiêne. Ser alegre, não ter caspas, odores fortes, ouvidos limpos, dentes alinhados e em tesoura(a parte superior deve passar levemente sobre a inferior), as fezes devem ser firmes, ter os dois testículos, as pérolas do amor(no caso de ser um filhote macho). E nada disto vem pôr acaso.
Por isto procure sempre um criador idôneo de boa reputação na aquisição de um filhote ou de um adulto. Pergunte pelos pais e também irmãos de ninhada. Eles devem ter o aspecto saudável, ser amáveis e brincalhões, cheios de vida. Filhotes que se escondem, rosnam ou são agressivos não interessam. Se você gostou do comportamento e o aspecto dos pais você provavelmente vai ser muito feliz com a sua escolha quando depois crescidos. Um criador experiente vai ter prazer em assistir na escolha do filhote seja para exposição, futura criação ou simples como companheiro. Os criadores são a melhor fonte de informação, e você deve fazer muitas perguntas antes e também depois de adquirir o seu filhote. Criadores responsáveis lhe oferecerão garantias contra eventuais problemas hereditários. Falta de informação por parte do criador não é bom sinal.
Ter de um Schnauzer na sua vida é uma benção, se você realmente se dedicar à este maravilhoso cão. As recompensas da companhia de um Schnauzer são muitas e se você uma vez possuiu um Schnauzer, com certeza, nunca mais vai querer ficar sozinho e sem a companhia de um deles.


LIVROS SOBRE SCHNAUZER
'Miniature Schnauzer Today' de Peter Newman publicado pôr Ringpress Books Ltd., Inglaterra

'The World of Schnauzers' de Johan Gallant, criador na África do Sul publicado pôr Alpine

Publication,Inc – Colorado - USA

'Los Schnauzer' de Fiorenzo Fiorone pela editora De Vecchio - Barcelona-Espanha

The New Miniature Schnauzer, by Dan Kiedrowski HOWELL Book House New York





Texto elaborado por : Irene Degenhardt
CANIL VON ALTENSTADT / ALTSTERN
Criando Schnauzer's desde 1964
Matrizes e Padreadores importados dos EUA, Dinamarca, Suecia, Argentina, Suíça e Espanha
Despachamos para todo Brasil e Exterior